OAB segue criticando abertura de novos cursos

A queda de braço entre a OAB e o Ministério da Educação continua. O presidente nacional da entidade, Claudio Lamachia, emitiu no fim da semana, uma dura nota contestando o ato do MEC que permitiu a abertura de novos cursos de Direito, somando mais de cinco mil novas vagas para a graduação.

Confira a Nota da oab:

“A sociedade brasileira novamente é atacada pelo MEC, que mais uma vez autoriza a abertura de milhares de vagas em cursos de Direito, sem que uma avaliação profunda das mesmas seja feita, permitindo assim que o estelionato educacional se perpetue em nosso país.

Aos olhos da sociedade, a abertura de vagas dá a falsa impressão de que haja um positivo avanço social rumo ao ensino superior de qualidade. Na prática, o que ocorre é bem diferente. São milhares de jovens estudantes e famílias inteiras lesadas pela baixíssima qualidade de cursos criados sem levar em conta critérios básicos como a necessidade social e a estrutura mínima para receber os discentes, além da falta de capacidade do mercado para recepcionar os alunos nas atividades de práticas jurídicas.

A ampliação da oferta de vagas – uma valiosa moeda de troca, especialmente em período pré-eleitoral – fragiliza a boa formação dos alunos, o que resulta na enxurrada de profissionais diplomados e muitos sem condições de enfrentar a realidade de um mercado de trabalho competitivo ou mesmo de habilitar-se ao exercício da advocacia.

O MEC precisa urgentemente adotar critérios de maior responsabilidade e fiscalização, para que os alunos deixem de ser vítimas de um verdadeiro estelionato, promovido por algumas instituições cujo interesse passa longe da qualidade da formação, mas prioritariamente pelo lucro”.

Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Advogados pedem coronavoucher

Advogados pedem coronavoucher

O Instituto Nacional de Advocacia pediu à OAB a concessão de um “coronavoucher” para ...

Promoção Desafiando Limites

Márcio Villar é o mais recente atleta de alta performance patrocinado pelos CERS. Para ...

Inteligência Emocional para Concursos: você tem?

Ser concurseiro implica em desenvolver habilidades para conseguir lidar frequentemente com desgastes, não só ...

Divulgado resultado final do Exame de Ordem da OAB

Saiu o resultado final do XIX Exame de Ordem da OAB. Muitos candidatos reclamaram ...