Não passei no Exame de Ordem. Este é o pior dos cenários para quem vem lutando uma peleja gigantesca para, enfim, se tornar advogado e não viu seu nome na lista definitiva de aprovados divulgada nesta quarta (07). A não aprovação, geralmente, vem acompanhada de um amargo sabor de derrota e de um misto de sentimentos dolorosos, como ansiedade, medo, frustração, insegurança, entre outros. Mas, por favor, leia esse texto com carinho e atenção. Nós estamos juntos nessa luta sua, na vitória, comemoramos, mas nos momentos difíceis, nos desdobramos para achar soluções que possam te ajudar a vencer. Vamos te colocar no caminho certo!

Leia também: Como será o 38º com as três novas disciplinas?

Por que não passei no Exame de Ordem?

Muitas respostas podem aparecer diante desta pergunta. E quase todas vão te torturar, certamente. Você poderá ficar se perguntando: será que não estudei o suficiente? Será que não me esforcei o bastante? Novamente, tenha calma e pare de ficar pensando nisso. É possível que mesmo tendo estudando muito, se esforçado bastante e feito sacrifícios diversos, mesmo assim, você receba a notícia: não passei no Exame de Ordem.

Oito razões para você não ter passado na OAB

Vamos trazer a fala de quem mais entende do assunto: o professor Renato Saraiva, fundado do CERS e do CERS OAB. Um dos maiores especialistas em Exame de Ordem do Brasil. Ele nos traz oito pontos que certamente vão responder a sua pergunta: Por que não passei no Exame de Ordem?

Não estudou adequadamente

Você pode ter direcionado de fora inadequado seu período de estudos. Não observou o tempo e pode ter começado a estudar de última hora. Assistiu somente à Revisão de Véspera ou, ainda pior, não estudou de forma alguma, foi com a cara e a coragem, como se diz. Neste caso, faltou preparação adequada para o Exame de Ordem.

Estudou todas as matérias

Este ponto é polêmico, acredite. Mas, passar na OAB requer, além de estudo, que esse estudo seja EXTRATÉGICO. Estudar todas as matérias significa que você dedicou tempo precioso a disciplinas pouco importantes, de muito conteúdo e poucas questões na prova. Isso reduziu seu tempo e dedicação em disciplinas mais relevantes, com maior número de questões na Prova OAB.

Não treinou com questões

Já falamos aqui muitas vezes sobre o método de resolução de questões. Certamente, ao responder a pergunta Por que não passei no Exame de Ordem, você verá que não praticou como deveria, não resolveu questões. Isso te deixa apenas com o conhecimento teórico. Um perigo que pode acarretar em reprovação.

Fragilidade emocional

Ponto importantíssimo esse. O lado emocional tem um impacto gigantesco no Exame de Ordem e seus consequentes resultados. A reprovação pode ter vindo porque você não controlou suas emoções. Deixou que o nervosismo e a ansiedade atrapalhassem você durante a prova.

Subestimou o nível da prova

Erro perigosíssimo e poder se também a resposta para a pergunta: Por que não passei no Exame de Ordem? A prova da OAB, além de muito conhecimento jurídico, exige também interpretação de textos. Se você não se preparar adequadamente, não vai conseguir a tão sonhada aprovação.

Não soube gerir seu tempo

Com certeza você teve dificuldades para organizar o seu tempo. Não conseguiu separar corretamente os momentos de revisão e de resolução de questões. Ou, ainda, não soube distribuir o tempo de estudo entre as disciplinas cobradas no Exame de Ordem.

Falta de direcionamento

Este é um erro que fatalmente leva à reprovação. Você não soube direcionar os seus estudos para o que realmente importa para a sua aprovação. É importante ter esse direcionamento para obter o resultado. Pense nisso quando se perguntar Por que não passei no Exame de Ordem?

Falta de foco

Chegamos ao oitavo motivo: a falta de foco. Você se distraia facilmente durante os estudos. ERRO GRAVE. Ou, então, o Exame de Ordem não recebeu a devida atenção de sua parte e não foi prioridade.

Não passei no Exame de Ordem?

O que fazer então? Mudança é a principal demanda para você. Saiba mais no vídeo abaixo com o mestre Renato Saraiva.

Share.