Se essa é a sua primeira vez na OAB, talvez você tenha muitas dúvidas em relação ao Exame de Ordem. Para ajudá-lo a entender como funciona o sistema de avaliação, nós separamos as perguntas mais frequentes dos candidatos para esclarecer pontos importantes.

Confira respostas às principais dúvidas OAB dos examinandos sobre o Exame de Ordem e planeje o seu próximo passo rumo à aprovação:

Quantos pontos são necessários para aprovação?

A 1ª fase do Exame de Ordem é composta por uma prova objetiva com 80 questões. O examinando precisa acertar, no mínimo, 40 questões para ser aprovado e seguir para a 2ª fase do Exame.

Quando sairá a minha nota oficialmente? Como consulto?

O resultado preliminar da primeira fase da prova objetiva do XXIV Exame de Ordem será divulgado no dia 04 de Dezembro de 2017. A divulgação do resultado final da prova objetiva sai no dia 13 de Dezembro de 2017.

Já em relação à segunda fase, o resultado preliminar será divulgado no dia 19 de Fevereiro de 2018, no site da FGV. A decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e a divulgação do resultado final do Exame será no dia 06 de Março de 2018.

Como posso interpor recurso? 

O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da primeira fase prova objetiva poderá fazê-lo, entre os dias 05 e 08 de Dezembro de 2017.  Em caso de anulação, o ponto referente à questão será contabilizado para todos os candidatos, sem prejuízo para quem acertou a questão.

Já para a segunda fase, o prazo para interpor recurso será entre os dias 20 e 23 de Fevereiro de 2018.

Atenção: o CERS não pode interpor recurso contra o gabarito da prova, apenas o próprio examinando, individualmente, deve fazer seu próprio recurso. Os modelos de recursos publicados pelos professores são apenas para orientar os candidatos. Cópias de modelos e fundamentações idênticas são punidas pela banca.

Fiz 39 pontos pelo gabarito, o que devo fazer?

Se você marcou alguma questão passível de recurso, você não pode perder tempo. Se você está inseguro, comece a sua preparação para 2ª fase de imediato. Enquanto aguarda a análise do seu recurso e o resultado final, já pode seguir estudando. Assim, você não perde tempo de estudo caso seja aprovado na prova objetiva e já tira as suas principais dúvidas OAB.

Quando acontece a 2ª Fase?
A 2ª fase do XXIV Exame de Ordem será realizada no dia 21 de Janeiro de 2018.
Não obtive aprovação na 1ª Fase, o que devo fazer?
Não desanimar. O Exame de Ordem é uma prova que exige muito do candidato. Com a experiência obtida nesta fase, você deve analisar o seu desempenho. Além disso, deve identificar os pontos fracos e preparar uma estratégia de estudo adequada. Um curso preparatório com orientações de professores é o mais indicado nesses casos.
Como funciona a 2ª fase?

A 2ª fase do Exame de Ordem é composta por uma peça prático-profissional e quatro questões subjetivas. Além de ter domínio sobre o conteúdo da matéria escolhida, o examinando precisa praticar bastante.

 

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB pode pedir intervenção federal no Ceará

Após uma chacina que vitimou 14 pessoas no Ceará, a seccional cearense da OAB ...

Novo decreto libera porte de arma para advogados

No começo deste mês de maio o governo federal publicou um decreto que facilita ...

Entenda a possibilidade da banca aceitar duas peças em Direito Civil

A peça prático-profissional, relativa ao XXVI Exame de ordem deveria aceitar duas peças como ...

Quando uma peça prática da OAB pode receber nota zero?

ATENÇÃO, OABEIROS!! Quando uma peça prática da OAB pode receber nota zero? Essa é a ...

Superação e inspiração para vencer a prova OAB

Superação. Talvez esta seja a palavra que mais se adeque à luta diária de ...

Que tal um cronograma de estudos 30 dias OAB XXXI?

Planejamento é fundamental para a conquista de objetivos. Neste sentido, seguir o planejamento feito ...