Se essa é a sua primeira vez na OAB, talvez você tenha muitas dúvidas em relação ao Exame de Ordem. Para ajudá-lo a entender como funciona o sistema de avaliação, nós separamos as perguntas mais frequentes dos candidatos para esclarecer pontos importantes.

Confira respostas às principais dúvidas OAB dos examinandos sobre o Exame de Ordem e planeje o seu próximo passo rumo à aprovação:

Quantos pontos são necessários para aprovação?

A 1ª fase do Exame de Ordem é composta por uma prova objetiva com 80 questões. O examinando precisa acertar, no mínimo, 40 questões para ser aprovado e seguir para a 2ª fase do Exame.

Quando sairá a minha nota oficialmente? Como consulto?

O resultado preliminar da primeira fase da prova objetiva do XXIV Exame de Ordem será divulgado no dia 04 de Dezembro de 2017. A divulgação do resultado final da prova objetiva sai no dia 13 de Dezembro de 2017.

Já em relação à segunda fase, o resultado preliminar será divulgado no dia 19 de Fevereiro de 2018, no site da FGV. A decisão dos recursos acerca do resultado preliminar e a divulgação do resultado final do Exame será no dia 06 de Março de 2018.

Como posso interpor recurso? 

O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da primeira fase prova objetiva poderá fazê-lo, entre os dias 05 e 08 de Dezembro de 2017.  Em caso de anulação, o ponto referente à questão será contabilizado para todos os candidatos, sem prejuízo para quem acertou a questão.

Já para a segunda fase, o prazo para interpor recurso será entre os dias 20 e 23 de Fevereiro de 2018.

Atenção: o CERS não pode interpor recurso contra o gabarito da prova, apenas o próprio examinando, individualmente, deve fazer seu próprio recurso. Os modelos de recursos publicados pelos professores são apenas para orientar os candidatos. Cópias de modelos e fundamentações idênticas são punidas pela banca.

Fiz 39 pontos pelo gabarito, o que devo fazer?

Se você marcou alguma questão passível de recurso, você não pode perder tempo. Se você está inseguro, comece a sua preparação para 2ª fase de imediato. Enquanto aguarda a análise do seu recurso e o resultado final, já pode seguir estudando. Assim, você não perde tempo de estudo caso seja aprovado na prova objetiva e já tira as suas principais dúvidas OAB.

Quando acontece a 2ª Fase?
A 2ª fase do XXIV Exame de Ordem será realizada no dia 21 de Janeiro de 2018.
Não obtive aprovação na 1ª Fase, o que devo fazer?
Não desanimar. O Exame de Ordem é uma prova que exige muito do candidato. Com a experiência obtida nesta fase, você deve analisar o seu desempenho. Além disso, deve identificar os pontos fracos e preparar uma estratégia de estudo adequada. Um curso preparatório com orientações de professores é o mais indicado nesses casos.
Como funciona a 2ª fase?

A 2ª fase do Exame de Ordem é composta por uma peça prático-profissional e quatro questões subjetivas. Além de ter domínio sobre o conteúdo da matéria escolhida, o examinando precisa praticar bastante.

 

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Cuidado com os enunciados na prova OAB

Um dos maiores desafios de quem vai fazer a prova objetiva da OAB neste ...

OAB comemora mudança no Estudo da Advocacia

O presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia, festejou a sanção da Lei nº 13.793/19, ...

Intensifique seus estudos para 1ª fase da OAB

Filosofia do Direito – Profº Bernardo Montalvão O critério, segundo Dworkin, aplicável às regras ...

A possibilidade de novas disciplinas na Prova OAB

Muita gente anda especulando sobre a possibilidade da inclusão de novas disciplinas na Prova ...

Como estudar e memorizar para a prova OAB

Que horas você estuda? Que horas você assiste à aula? Que horas você recapitula? ...

MEC reconhece curso superior de tecnólogo em serviços jurídicos

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu o curso superior de tecnólogo em serviços jurídicos. ...