Qual fonte de estudo me faz ser aprovado na OAB?

Acompanhe dicas preciosas na hora de escolher as fontes de estudo que vão te levar a aprovação

Com diversas ferramentas à disposição, o examinando da OAB tende a ter dificuldade de decidir por qual meio deve estudar. Existem ferramentas digitais, interativas, pdf’s, redes sociais e etc. No entanto, para responder a pergunta que dá nome a esta matéria, acompanhe o texto abaixo.

Confira outras matérias que podem te interessar:

DICA 1° FASE OAB: MATERIAIS ESSENCIAIS PARA ESTUDO DA 1° FASE

4 SUGESTÕES INCRÍVEIS PARA ENRIQUECER SEU ACERVO DIDÁTICO

Ferramentas online

Atualmente diversas ferramentas online estão disponíveis para os alunos. Podemos aqui destacar os cursos online. Criados com o objetivo de facilitar o acesso de mais pessoas aos preparatórios, os cursos online são onipresentes na preparação de qualquer pessoa. 

A principal vantagem desta modalidade, além do custo mais baixo, é a flexibilidade. Com os cursos online os alunos podem adaptar a sua rotina, conseguindo encaixar os horários de estudo durante o dia. Além da possibilidade de rever mais de uma vez o conteúdo da aula, os cursos online podem ser acessados de qualquer lugar, favorecendo o estudo de pessoas que possuam uma rotina muito atribulada.

Ferramentas interativas

Os aplicativos dedicados à preparação do aluno, são outra ferramenta essencial. Fornecendo experiências mais personalizadas, o acesso a questões e simulados, além de amplo material escrito. Esta ferramenta também tem o forte DNA da versatilidade, podendo acompanhar o aluno onde ele for, qualquer momento durante o dia pode ser transformado em momento de estudo.

Esta ferramenta é importante para quem tem ainda menos tempo. Na rotina de muitas pessoas, reservar algumas horas seguidas de estudo pode ser bastante improvável. Então a facilidade de levar no bolso uma poderosa ferramenta de estudo, facilita a criação de uma rotina que possa funcionar com pausas menores.

O aluno pode não conseguir sentar várias horas seguidas, mas pode realizar blocos de 30min de estudo ao longo do dia, por exemplo. E para facilitar a sua preparação o CERS montou um aplicativo inteiro voltado a preparação para a OAB, clique aqui e conheça o app Oabeiros.

Material escrito 

A forma mais tradicional e massificada. Um dos corações do Direito, a doutrina é importantíssima para a compreensão de muitos dos conceitos utilizados no exame. No entanto, esta é uma modalidade de estudo mais custosa. Custa mais ao aluno tanto em relação ao tempo, que é necessário para leitura e compreensão, quanto financeiramente, devido ao relativamente alto custo das doutrinas. 

Outra modalidade bastante difundida são os pdf’s, e ebook’s. Muitas empresas disponibilizam versões pagas e gratuitas de materiais em pdf para auxiliar no estudo do aluno. A grande vantagem dessa modalidade é a condensação dos temas, já que nos pdf ‘s os assuntos são abordados de maneira mais objetiva do que nas doutrinas. Além de em geral, este tipo de material possui uma linguagem de compreensão mais simples, em relação às doutrinas.

Redes Sociais

As redes sociais se bem utilizadas podem ser importantes ferramentas de estudo. Podemos destacar aqui o uso do Telegram, como canal para recebimento de materiais e dicas de estudo. Outro ponto que conta muito a favor do Telegram é a possibilidade de interação. Muitos grupos do Telegram favorecem tanto a interação com outros alunos, quanto a interação com professores especializados no Exame.

E a resposta a pergunta?

Você deve estar se perguntando sobre a resposta ao título do texto. Mas a única resposta possível é que não existe resposta padrão. A única pessoa que pode responder essa pergunta é o aluno. Para encerrar, ficam aqui algumas dicas para te ajudar nessa resposta.

Dicas

– Conheça a sua rotina: O passo inicial é sempre identificar os melhores momentos do dia para estudar, momentos onde você possa se concentrar de verdade e render mais nos estudos.

– Experimente: Tente arranjos de tempo diferente, com formas de estudar diferentes, até conseguir engatar a que for mais confortável e produtiva.

– Uma modalidade não exclui a outra: Citamos no texto diversas fontes de estudo, e uma não exclui a outra. Elas podem mudar de acordo com a disponibilidade de tempo, com a aderência ao seu estilo de estudar. E a nossa dica é que você tente utilizar todas as modalidades.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Técnicas de estudo para OAB

Ao longo da minha atuação no magistério, deparei-me com muitos desafios enfrentados pelos alunos. Algo ...

Tudo sobre a Advocacia Pública

Uma vez aprovados na prova da OAB, muitos bacharéis em Direito se interessam em ...

Presidente da OAB faz crítica ao extremismo político

O presidente nacional a OAB, Cláudio Lamachia, publicou nesta quinta-feira um artigo onde faz ...

Confie em você mesmo

O artigo escrito pelo médico psiquiatra, escritor e autor de diversos best-sellers, Roberto Shinyashiki. ...

Dez conselhos úteis para se fazer uma prova

Artigo escrito pelo Juiz Federal, Professor Universitário e Consultor, Willian Douglas. 1. A primeira ...

Artigo: Estado laico é conquista de todos e das famílias

Durante quase 400 anos, desde o início da colonização portuguesa até o advento da ...