Qual a melhor forma de lidar com os erros e fracassos nos estudos?

Após a divulgação do resultado final de alguma prova de OAB ou concurso pode haver um grande desconforto ao perceber que não houve a tão sonhada aprovação. Não é motivo para se desesperar. É momento de estudar ainda mais e usar o seu direito de  refazer quantas vezes for preciso.  Normalmente, o examinando é tomado por um sentimento de derrota ou até mesmo de fracasso diante do objetivo não alcançado. Isso é perfeitamente normal, mas tenha cuidado para não deixar esses sentimentos atrapalharem sua volta ao estudo e a realização de uma nova prova, no reaproveitamento. Vamos saber como encarar essa volta aos estudos e como dar a volta por cima nesses sentimentos negativos.

Vamos juntos?

 

LAMBENDO AS FERIDAS

Como diz o samba, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. A antiga canção de Noite Ilustrada enquadra-se bem em nossa temática. “Vivencie o luto, por no máximo 72 horas, e logo em seguida vire a página. Refaça seu planejamento de estudo baseado na observação dos erros anteriores, para que não se repitam. Quem planeja faz mais, em menos tempo”, orienta o professor e coach Francisco Penante, especialista em preparação e motivação para OAB.

ESTUDO SUBJETIVO

Cada um tem o seu jeito de aprender e apreender. Uma técnica de estudo que funciona para um, pode não funcionar para outro. Esse princípio deve ser levado em conta e interfere no modo de como encarar a repescagem OAB. Tem examinando que entende melhor no visual, já outros preferem apenas a leitura. O importante é você saber qual a melhor opção se aplica a seu aprendizado.

TRAÇANDO OBJETIVOS

O dia tem 24 horas para todo mundo. A diferença está na capacidade de aproveitamento do tempo. Saber aproveitar e se esforçar será fundamental para o alcance de seus objetivos. “É preciso traçar uma estratégia. Aprenda com os seus erros e otimiza a sua preparação. Como uma partida de futebol, onde o treinador arma a defesa de acordo com o ataque do adversário”, aponta Penante.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

06 dicas para sair da zona de conforto

Diariamente, somos irresistivelmente seduzidos pela famosa "zona de conforto". Ela nos dá uma falsa ...

2ª FASE OAB ADMINISTRATIVO: As 5 peças mais cobradas.

Olá, OABeiros! Como estão? A primeira fase do Exame de Ordem já foi vencida! ...

OAB: questões subjetivas para 2ª fase de Direito Penal

O professor Geovane Moraes selecionou algumas questões subjetivas para a prova de 2ª fase ...

Prática em Defensoria Pública

Você conhece as funções, princípios e prerrogativas institucionais da Defensoria Pública? E a sua ...

“Estável” pode significar “melhor”?

Quando um médico fala que o paciente está "estável", pode estar falando que houve ...