Qual a melhor forma de lidar com os erros e fracassos nos estudos?

Após a divulgação do resultado final de alguma prova de OAB ou concurso pode haver um grande desconforto ao perceber que não houve a tão sonhada aprovação. Não é motivo para se desesperar. É momento de estudar ainda mais e usar o seu direito de  refazer quantas vezes for preciso.  Normalmente, o examinando é tomado por um sentimento de derrota ou até mesmo de fracasso diante do objetivo não alcançado. Isso é perfeitamente normal, mas tenha cuidado para não deixar esses sentimentos atrapalharem sua volta ao estudo e a realização de uma nova prova, no reaproveitamento. Vamos saber como encarar essa volta aos estudos e como dar a volta por cima nesses sentimentos negativos.

Vamos juntos?

 

LAMBENDO AS FERIDAS

Como diz o samba, “levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”. A antiga canção de Noite Ilustrada enquadra-se bem em nossa temática. “Vivencie o luto, por no máximo 72 horas, e logo em seguida vire a página. Refaça seu planejamento de estudo baseado na observação dos erros anteriores, para que não se repitam. Quem planeja faz mais, em menos tempo”, orienta o professor e coach Francisco Penante, especialista em preparação e motivação para OAB.

ESTUDO SUBJETIVO

Cada um tem o seu jeito de aprender e apreender. Uma técnica de estudo que funciona para um, pode não funcionar para outro. Esse princípio deve ser levado em conta e interfere no modo de como encarar a repescagem OAB. Tem examinando que entende melhor no visual, já outros preferem apenas a leitura. O importante é você saber qual a melhor opção se aplica a seu aprendizado.

TRAÇANDO OBJETIVOS

O dia tem 24 horas para todo mundo. A diferença está na capacidade de aproveitamento do tempo. Saber aproveitar e se esforçar será fundamental para o alcance de seus objetivos. “É preciso traçar uma estratégia. Aprenda com os seus erros e otimiza a sua preparação. Como uma partida de futebol, onde o treinador arma a defesa de acordo com o ataque do adversário”, aponta Penante.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Aprenda os segredos da inteligência emocional para concursos

Já está no ar o terceiro vídeo da série Inteligência Emocional para Concursos. Nesta ...

Prorrogada: promoção ‘Desafiando Limites’

Você conhece seus limites? O que seria capaz de superar para atingir a sua ...

A oratória jurídica e a arte da negociação

Saber negociar é uma das principais competências que um advogado precisa praticar e desenvolver ...

É hoje: palestra sobre Carga Tributária Brasileira

Nesta quinta-feira (30), o nosso estande na Conferência Nacional da Advocacia Brasileira segue com apresentações ...