Quando uma peça prática da OAB pode receber nota zero?

ATENÇÃO, OABEIROS!! Quando uma peça prática da OAB pode receber nota zero? Essa é a pergunta de muitos que receberam hoje  (10/09/2019) o resultado do XXIX Exame de Ordem!

Sabemos que aguardar o resultado é um período tenso. Afinal, sempre existe aquela dúvida: será que fiz alguma coisa que vai prejudicar minha correção? Bom, pensando nisso trouxemos a você as principais hipóteses que podem gerar desconto de pontuação na sua nota.

Quando uma peça prática da OAB pode receber nota zero?

Lembre-se, mesmo que você se enquadre em uma dessas hipóteses, não significa que você será automaticamente reprovado! Mas é importante conhecer as regras editalícias para não ser pego de surpresa!

1. Erro do nomem iuris

Muito candidatos, apesar de ler a todo o enunciado, indicam a peça incorreta para o caso apresentado. Nesses casos, infelizmente, a banca corretora irá zerar a peça do candidato. As questões, por outro lado, serão corrigidas, uma vez que é possível recorrer da peça.

Mas mesmo errando nome da peça, a guerra não está perdida! Abaixo trouxemos alguma hipóteses que viabilizam o recurso em caso de erro do nomen iuris:

  • Se o candidato estruturou a peça de acordo com a peça solicitada no padrão de resposta, todavia, APENAS O NOME, de fato, for incorreto, cabe recurso.
  • Esqueceu de informar a tutela provisória, zerei? Não você poderá apenas perder alguns pontos, caso não fale da tutela, todavia sua peça será corrigida normalmente.
  • Termos sinônimos… esses casos já renderam boas controvérsias nos exames passados, a experiência se mostra flutuante, pois há momentos em que a FGV acata e em outros momentos não, isso é bastante comum em civil, pois pode ser dados vários nomes pra mesma peça.

Você teve problemas com a prova da OAB XXIX? Conte com a Ad Verum para fazer o seu recurso!

2. Não indicar qual item da questão está sendo respondido

Outro ponto muito importante que você deve ficar bastante atento é informar sobre qual letra está respondendo nas questões, pois se você responder sem delimitar se é letra “A” ou “B” não terá sua questão corrigida. 

3. Responder em folha diversa

Este item é muito importante e os candidatos devem ficar muito atentos! Pois responder a peça na folha de questões ou vice-versa ensejará em nota ZERO. Ainda que esteja toda a resposta perfeitamente correta diante do espelho de correção, nada será considerado para fins de pontuação. Portanto atenção redobrada, resposta da peça na folha da peça, e das questões, em cada respectiva questão.

4. Assinatura da Peça e identificação da prova

Pelo amor de Deus, não assinem a peça!! Isso ensejará identificação de prova e o candidato levará zero, uma vez que configura identificação de prova. Outros exemplos são desenhos, rabiscos em locais inadequados e rasuras (fazer um X na prova ou usar riscos aleatórios). Lembre-se, frases erradas só podem ser riscadas da seguinte maneira: o ideal é que o candidatos faça dessa maneira ao errar uma palavra ou frase.

5. Grafia Incorreta

Se o candidato escreveu com uma letra incompreensível, poderá não ter a sua prova corrigida. Nestes casos, o bom e velho caderno de caligrafia será de grande valia.

Atenção: errar o endereçamento, competência, esquecer do “fecho” da peça, data você perderá apenas alguns pontinhos.

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

Lembre-se, nem sempre o corretor acerta. São muitas as injustiças cometidas na correção das provas de 2ª fase da OAB, e com certeza vários candidatos com potencial para atingir a nota mínima são reprovados.
Por mais que você tenha perdido nota por algum dos pontos acima, muitos outros podem ter sido injustificadamente omitidos.
Foi sabendo disso que a Ad Verum uniu forças para montar uma equipe de peso responsável por recursos profissionais contra  FGV. Não deixe sua chance passar! Faça a análise PRÉ ANÁLISE da Ad Verum e veja como nosso time pode aumentar a sua nota.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Advogados pedem para Tribunais manterem fluxo de publicação

Advogados pedem para Tribunais manterem fluxo de publicação. Temendo o acumulo de trabalho após ...

Escolhendo a 2ª Fase OAB – Administrativo

Termina no dia 09 de dezembro o prazo de inscrição para o XXXI Exame ...

OAB quer acabar com revista a advogados em Fóruns

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou que vai ingressar com uma ação ...

FGV corrige prova OAB de Administrativo

Conforme o professor Matheus Carvalho havia alertado, quem indicou Mandado de Segurança na peça ...

Reforma Tributária pode chegar ao Plenário em outubro

A Comissão Especial que analisa a reforma tributária (PEC 45/19) pretende fazer uma série ...