Quanto tempo leva para passar na OAB? A resposta para essa pergunta está no texto de hoje, em que vou falar sobre o João. Eu entrei na faculdade aos 14 anos e peguei a OAB aos 18. João entrou na faculdade aos 39 anos e virou advogado aos 46. A verdade é que cada um tem seu tempo. Eu tive muitas oportunidades e soube aproveitá-las. João teve poucas oportunidades, mas soube criá-las.

Nascido no interior da Paraíba, ele veio para Brasília em 1989. João precisava se sustentar na capital. Aos 33 anos, começou a trabalhar como jardineiro. Foi quando teve sua carteira assinada pela primeira vez.

 

Superação

Com emprego fixo, retomou os estudos e se formou no ensino médio aos 36 anos. Mas João queria mais. João sonhava ainda mais alto. Com ajuda, conseguiu pagar 5 anos de faculdade de Direito. Trabalhava de dia, estudava à noite, descansava eu não sei quando. Lutou, lutou. Formou-se. Encarou a prova da OAB. Não abaixou a cabeça depois de duas reprovações. Persistiu até passar. Aos 46 anos, tornou-se advogado. João realizou o sonho da mãe já falecida de vê-lo (lá do céu) virar doutor.

 

O segredo da aprovação

Nós dois passamos pelo que você está passando agora. A OAB não é tarefa fácil. Só 1 em 4 alunos passa. Mas João é prova viva de que ter determinação faz a diferença.

Se você passou no XXVI Exame, parabéns demais pela conquista!

Se não foi dessa vez, não desista depois de ter chegado tão longe. Tenha a determinação que João teve. Você já superou a etapa mais difícil, que é concluir o curso de Direito.

A reprovação é uma oportunidade para repensar. Esta coluna existe para repensarmos juntos o que pode melhorar na sua preparação. Nunca se esqueça: tenha inteligência para corrigir os erros do passado, resiliência para não se deixar abater por eles.

Em frente. Sempre.

 

Novidade

Nas próximas semanas, vou publicar aqui textos com dicas para organizar sua rotina de estudos. Espero poder ajudar! A ideia é unir minha trajetória com a de advogados como João. O objetivo é extrair as melhores técnicas de estudo para a OAB, usando a experiência de quem já esteve onde você está hoje.

Já que temos um encontro marcado semana que vem, é melhor eu me apresentar. Meu nome é Mateus Costa Ribeiro. Sou advogado. Fui aprovado no XXV Exame da OAB, em junho deste ano. Espero poder te ajudar a desenrolar a vermelhinha! Semana que vem eu volto com minhas dicas. Até breve!

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *