Por parecer algo simples ou até mesmo banal, o planejamento de carreira em longo prazo tornou-se uma prática rara entre estudantes e profissionais. O que poucos sabem é que um planejamento é uma etapa fundamental para alcançar o sucesso.
Para a advogada Lara Selem, consultora especialista em planejamento estratégico e professora do CERS Corporativo, um plano de carreira exige sacrifício. Segundo ela, “não nos colocaremos à disposição dos nossos sonhos sem dor”. No caso dos profissionais do Direito, o planejamento tornou-se ainda mais importante.
Leia também: A maior promoção de todos os tempos para a OAB
E a primeira etapa para ser um superadvogado, é a aprovação na OAB. Qual o esforço que você está dedicando para esta etapa da sua preparação? Os planos, objetivos e metas são de responsabilidade de cada pessoa. Para isso, organização e gerenciamento do tempo são habilidades essenciais para quem busca a carteirinha.
Diante da necessidade de gerir o tempo, Christian Barbosa, especialista em gerenciamento do tempo e produtividade pessoal e professor do CERS Corporativo, elenca 5 estratégias para quem deseja otimizar a sua produtividade.
Aprender a gerir seu tempo pode começar com uma simples mudança de hábito. “Se você quer começar a ter mais tempo mude, primeiro, a forma como expressa isso no seu dia a dia. Você perceberá que, na verdade, você tem tempo sim, só que às vezes não enxerga isso, porque acaba se bloqueando”, explica o especialista. Experimente mudar o discurso e observar com mais propriedade os momentos que tem para você.
Christian alerta que se você não se coloca na agenda, o que vai acontecer é que sua energia, sua disposição, sua motivação será drenada e com isso terá menos foco, produtividade e concentração para executar suas atividades. O especialista afirma: “quando estiver mais esgotado, mais cheio de atividades é nesse momento que precisa acrescentar algo que só você pode fazer por você: um esporte, um hobby, uma meditação, um filme, etc”.
Atualmente, a reposta para todos os problemas tem sido o planejamento. Mas, de acordo com o especialista, é preciso ter cautela. “Quem planeja demais acaba perdendo a flexibilidade, a espontaneidade, a liberdade. Planejar é fundamental, essencial e algo que você deve fazer constantemente, porém se você lota sua agenda, se não tiver antecipação de eventos, se não deixar buracos para você ou para urgências vai se prejudicar mais cedo ou mais tarde”, alerta.
Coisas simples fazem a diferença para na sua produtividade, por exemplo: tomar mais água ao longo do dia e comer de três em três horas ajuda na sua concentração, no seu foco e execução.
Aproveite todo o tempo que dispõe:
Você pode se interessar por:
CURSOS PREPARATÓRIOS PARA OAB – 1ª FASE DO XXI EXAME DE ORDEM