O Exame de Ordem está cada vez mais se atualizando, e com isso, as questões da prova tem trazido a conexão entre distintos ramos do direito. A resolução de questões interdisciplinares pode parecer uma grande preocupação para os que estão se preparando para o exame, mas não é um obstáculo tão grande quanto costumamos imaginar. Vamos trazer algumas dicas de como se preparar para responder bem e com segurança essas questões:
FAÇA CONEXÕES
O Direito em si é um ramo do conhecimento naturalmente interconectado. Vemos isso de forma nítida em disciplinas como Direito Constitucional ou entre Direito Civil e Direito Empresarial. Ao estudar, primeiro foque em apreender bem todo o conteúdo daquela disciplina e em seguida tente fazer conexões entre o tema e outros ramos do Direito.
SE MANTENHA ATUALIZADO
O Direito se manifesta de diversas formas na sociedade a todo o tempo. Os decretos, projetos de lei e jurisprudência se constroem e modificam ao longo do tempo de acordo com as mudanças e a evolução da própria sociedade. Assim, se manter atento às noticías, mesmo aquelas que não relacionadas diretamente com o Direito à primeira vista, é um grande diferencial para que você possa ter uma perspectiva mais ampla e interdisciplinar a respeito dos conteúdos que estiver estudando.
RESOLVA PROVAS ANTERIORES
A melhor forma de estar preparado para as questões interdisciplinares que vierem a surgir quando você for prestar o Exame de Ordem é conhecer bem como a FGV aborda esses temas nas provas. Por esse motivo, é essencial estar familiarizado com o estilo das questões e praticar, simulando as condições do certame, resolver provas anteriores.
Siga bem essas recomendações e não se esqueça de ler os enunciados muito atentamente: interpretação é a chave para a resolução correta de questões que têm o caráter interdisciplinar.
Bons estudos e boa sorte!
Show Comments