Fui reprovado na 2ª fase da OAB, e agora? Quais os próximos passos?

reprovado na 2ª fase

Olá, Oabeiros! Sabemos que ser aprovado na OAB é a porta de entrada para o exercício da atividade jurídica. Conseguir chegar até a 2ª fase e não conquistar a aprovação pode gerar bastante frustração! E se você acha que pode ter sido reprovado na 2ª fase da OAB, já deve estar pensando qual o próximo passo, certo?

O portal PEO vai te ajudar a dar os primeiros passos em busca da aprovação! Confira a trilha de conteúdos.

Repescagem

A primeira coisa que você deve ter em mente é que nem tudo está perdido! Você ainda poderá fazer a repescagem. A repescagem (ou reaproveitamento) é uma espécie de segunda chance para o candidato que foi aprovado na 1ª fase do Exame de Ordem, mas reprovado na 2ª fase.

Como se inscrever? 

O edital de repescagem é divulgado tradicionalmente algumas semanas antes da 1ª fase. Isso significa uma grande vantagem para o candidato que precisa estudar, mas que agora terá muito mais tempo para isso. Nesse edital estão contidas diversas informações, como o período de inscrições.

O processo de inscrição é similar ao de quem está realizando a prova pela primeira vez. No entanto, apesar de ser necessário o pagamento de uma taxa de inscrição, essa é geralmente metade do valor da inscrição normal.

Posso mudar de disciplina da 2ª fase? 

Ainda é possível que você altere a disciplina da 2ª fase. Mas faça isso com bastante cuidado, pois se você já estudou para essa disciplina na primeira vez, você já construiu toda uma base em cima dela, dependendo apenas de fortalecê-la para ser aprovado. Escolher uma nova disciplina é recomeçar esse processo do zero. Faça isso apenas se tiver enfrentado muita dificuldade durante a preparação.

Reprovado na 2ª Fase Como se preparar para a Repescagem?

Quando você fez a 2ª fase pela primeira vez, teve pouco menos de 2 meses depois da 1ª fase para se preparar. Agora, você terá aproximadamente 3 meses para isso. Significa que terá muito mais tempo, mesmo que resolva mudar de disciplina. Agora vamos a algumas dicas que podem te ajudar nessa preparação.

Você não está começando do zero

Lembre-se de que você não está começando do zero o estudo para 2ª fase, isso porque a maior parte do que você já estudou não sofreu nenhuma alteração, então poderá utilizar os mesmos materiais e resumos, que usou no seu primeiro estudo.

Faça uma análise dos erros cometidos no último Exame

É importante fazer uma análise da sua prova, para entender quais pontos te impediram de ser aprovado e trabalhar em cima deles. Se foi nervosismo, falta de atenção, ou mesmo falta de prática, é preciso que você entenda os problemas que teve na preparação para o exame anterior e corrigi-los.

Faça mais simulados

A parte de conteúdo você já estudou bastante, agora é hora de aproveitar para treinar na prática aquilo que você já sabe na teoria. Praticar para a 2ª fase é primordial, então mão na massa e bora treinar! Responda questões discursivas, estude a estrutura das peças, faça simulados, provas antigas. Fazendo uma rotina de 3 simulados por semana, você chegará na prova tendo elaborado mais de 30 peças!

Revise o Conteúdo Teórico 

Mas claro que isso não quer dizer que você deve negligenciar totalmente o estudo teórico. Por isso, dedique um tempinho também para revisar a teoria, faça marcações importantes no Vade Mecum. Aproveite para conferir se ele está atualizado com qualquer mudança recente que pode ter ocorrido na sua disciplina.

CONHEÇA OS NOSSOS CURSOS DE REPESCAGEM

Foi reprovado na 2ª fase? Calma, tudo não está perdido. Você ainda pode participar da Repescagem.

Você ainda tem chances!

Quer aprender tudo sobre a prova de 2ª fase com o nosso time de especialistas e conquistas, de uma vez por todas, a vermelhinha? Então confere os nossos cursos aqui! 

o que os candidatos acharam da prova

Veja também:

COMO ADOTAR UMA ROTINA SAUDÁVEL DE ESTUDOS ATÉ A PROVA DA OAB?

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Segurado especial da Previdência Social

A contribuição do segurado especial corresponde ao percentual de 2,3% incidente sobre o valor ...

Prática em Defensoria Pública

Você conhece as funções, princípios e prerrogativas institucionais da Defensoria Pública? E a sua ...

Fechando Ética pode ser o diferencial na 1ª fase da OAB

O Novo Código de Ética trouxe mudanças significativas. Desde a última edição do Exame, o ...

Dicas para cultivar pensamento positivo na sua preparação

Olá, OABeiro! Como está sua preparação?  Com todas pressões da família, dos amigos, comparações, ...

Como passar na OAB antes de se formar

Você ainda está na graduação, mas já tem planos para tirar a sua carteira ...

Segunda fase do XXXI Exame de Ordem será no dia 06/12!

Atenção, Oabeiros! O conselho Federal da OAB acaba de divulgar um comunicado oficial informando ...