Como adotar uma rotina saudável de estudos até a prova da OAB?

 

Manter uma rotina saudável de estudos é um dos maiores desafios para você que está prestes a enfrentar a prova do exame de ordem. Aliar a vida social com o trabalho, faculdade, tcc, ao estudo mais direcionado para o exame, pode gerar um certo desespero, né? Mas, calma aí, que é possível sair desse quadro pessimista e construir aquela disciplina necessária e saudável para uma boa prova! Aproveita para ver aqui as informações sobre o XXXV Exame da Ordem.

DESENVOLVENDO UMA ROTINA SAUDÁVEL

O primeiro passo para desenvolver uma rotina saudável de estudos é ter disciplina. Isso não significa que você estará motivado e alegre o tempo todo, significa que você manterá a constância nos seus estudos.

Estudar um pouco todos os dias, é melhor que não estudar nada!

E claro, eu sei que criar uma rotina saudável não é tarefa fácil, principalmente porque temos diversas outras coisas para cuidar: casa, filhos, marido, namorado, namorido (rs), faculdade, tcc, estágio, entre outras mil coisas.

Mas calma, você ainda consegue criar uma rotina de estudos saudável! Para isso, temos que planejar!

PLANEJANDO UMA ROTINA

O melhor planejamento é aquele que funciona para você, não há uma organização que vá servir para todos igualmente.

Por exemplo, se você tem uma rotina de trabalho pela manhã e faculdade à noite, já deixará esses dois eventos como fixos em seu planejamento.

E agora é organizar os mutáveis, aqueles que variam pelos dias e horas que você vai ter disponível, como determinar 1 hora por dia para os estudos da oab, 1 hora para a escrita do seu tcc.

Você montará um planejamento com a sua realidade de tempo e obrigações a cumprir, mantendo o cuidado para não colocar demandas em excesso que não serão possíveis de cumprir e acabar se frustrando.

Programar uma rotina serve como um auxílio mental e também emocional. Ele deve acontecer periodicamente, como forma de se adaptar aos eventos que possam acontecer no dia a dia.

Uma dica é separar um tempo aos domingos para planejar a sua próxima semana, com os imprevistos que acabaram surgindo na semana anterior, como trabalhos da faculdade, eventuais matérias que você acabou se atrasando nos estudos, e é completamente normal, mas para não virar uma bola de neve, aproveita esse momento para ir adequando o planejamento, ok?

Além disso, a manutenção dessa organização também se relaciona ao sentimento de satisfação por dever cumprido, o que vai te gerar mais motivação.

UMA ROTINA ALÉM DOS ESTUDOS

Ah, e por último, mas tão importante quanto, lembre de ter equilíbrio! Parece impossível conseguir ter tempo para todas as obrigações e ainda um tempo para si, não é mesmo? Mas a falta de momentos de lazer, de um descanso mental, pode ser bem difícil de recuperar lá na frente e acabar ocasionando uma estafa.

Então, cuidado com a autocobrança para manter-se produtivo sempre, aquela sensação de ter que dar conta de tudo sabe? Lembre-se que ninguém dá conta de tudo sempre, você também precisa de um tempo de descanso.

Aproveite o seu planejamento para colocar momentos de “descanso mental” durante a semana e também de lazer aos fins de semana, por exemplo, assistir um pouco daquela sua série favorita antes de dormir, ou ler aquele livro que você gosta. Separa um tempinho diário para esses “prêmios”, nem que sejam 30 minutos. E aos finais de semana, que tal almoçar com a família nos domingos? Ou jantar com os amigos?

Aprender coisas novas, se dedicar a um hobby são alguns dos exemplos de automotivação. São momentos que mesmo que breves, vão restaurar sua energia e também seu emocional. Aliás não vai adiantar tentar cumprir seu planejamento, estando esgotado, certo?

Pensando na importância de um planejamento mais direcionado, o CERS lançou um Cronograma de Estudos, a fim de oferecer um método diferenciado que vai te levar a aprovação. Se liga na nossa proposta de ensino!!

 

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Aprenda hoje como ter uma rotina excelente de estudos

Organizar o tempo e os materiais de estudo/aperfeiçoamento, além de administrar as diversas atividades ...

O que muda na aplicação da prova OAB após adiamento

Nada muda, somente a data, agora dia 10 de junho. O Edital prevê situações ...

o que os candidatos acharam da prova

2ª FASE OAB: Exercite a sua caligrafia!

Atenção, Oabeiros! Uma boa caligrafia é um dos primeiros passos que podem ajudar na ...

Hoje: Transmissões gratuitas para 2ª Fase OAB

Estamos na semana que antecede a 2ª Fase do XXVIII Exame de Ordem. Neste domingo ...