Saiba como conseguir sua aprovação na OAB com apenas duas palavras

Olá, futuros (as) advogados (as)!

A preparação para o Exame de Ordem está com tudo? Esperamos que sim! Para turbinar ainda mais sua preparação você deve ter em mente duas coisas: planejamento e cronograma.

Leia também:Saiba como iniciar os estudos com a publicação do edital

Evidentemente, o planejamento deve ser individual e respeitando as características, horários e disponibilidade de cada um. 

O cronograma e o planejamento devem ser feitos principalmente a médio e longo prazo, para que se adquira a bagagem e o conhecimento necessários à aprovação. Mais importante que a quantidade de horas de estudo diárias é a constância e a dedicação do aluno: a persistência constrói a aprovação. 

Além disso, como já visto, o estudo é cumulativo, de modo que o aluno se prepara para as fases, mas estuda para o concurso como um todo. Assim, é importante que seja escolhida uma doutrina para acompanhar o aluno ao longo da preparação, que será usada de formas distintas pelo aluno a depender da fase do exame que ele esteja prestando no momento. 

A aprovação requer disciplina, dedicação, planejamento e atitude: de nada adianta o concurseiro ter todo o tempo do mundo para estudar se não souber como fazê-lo ou não tiver o amparo dos melhores materiais para isso. 

O planejamento deve ser feito em duas etapas: geral e específico. Na fase inicial dos estudos, por exemplo, pode ser interessante fazer esse cronograma de forma mais geral, pensando na distribuição como um todo e a longo prazo. O professor Gustavo Cordeiro, por exemplo, dedicou cerca de 8h por dia de segunda a sábado, cobrindo em média 4 disciplinas por dia, durante sua preparação.

Para determinar uma divisão das matérias e das horas de estudo dedicadas a cada uma, deve-se basear no edital. Desse modo, é possível programar e se aprofundar nos temas ao longo do ano – dedicando mais tempo, é claro, ao assuntos mais recorrentes. Assim, o cronograma a longo prazo permite maior aprofundamento nos assuntos e já servia como embasamento para as demais fases do concurso. 

É essencial destacar que TODO cronograma de estudos DEVE ter um dia de descanso, pois os momentos de relaxamento e lazer são essenciais para o descanso da mente e o aumento da produtividade e rendimento. 

Esperamos que essas dicas sejam fundamentais em sua aprovação.

Vamos juntos!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

#garantasuavaga: promoção prorrogada

Ainda não iniciou a sua preparação para se dar bem na prova da OAB? ...

Fiz o simulado OAB. O que muda na minha preparação?

A resolução de questões é uma etapa essencial da preparação para o Exame de ...

Recurso OAB: Questão de Tributário

A 1ª Fase do XXVII Exame de Ordem está trazendo algumas preocupações aos examinandos. ...

DICA DE 1° FASE OAB: Medidas de Contra Cautela e Habeas Corpus

Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Por meio de uma análise realizada pelo nosso ...

Cuidado com Erros perigosos na 2ª Fase OAB

Olá, OABeiro! Está com todo gás nos estudos? Esperamos que sim! Fique ligado nesse ...