Estudar para a 1ª fase da OAB é, muitas vezes, pode ser um processo complexo. A caminhada rumo à aprovação envolve tempo, disposição, disciplina e investimento. A soma desses fatores, acredite, influencia diretamente no seu desempenho e rendimento. Para isso acontecer da melhor forma, tudo vai depender da sua organização pessoal. Principalmente para a 1ª Fase da OAB, onde você enfrentará 80 questões, envolvendo 17 disciplinas do curso de direito.

    Leia também:  O equilíbrio necessário para a sua aprovação na OAB

    Como estudar para a 1ª fase da OAB

    Comece seus estudos resolvendo provas passadas. Além de exercitar na resolução de questões, você vai se familiarizar com o estilo da FGV, a banca responsável pela elaboração do Exame. Sem falar que serve de termômetro para ver como está o preparo e a bagagem de conhecimentos.

    Leia também: 1ª Fase OAB: Saiba os assuntos mais cobrados.

    Dicas de como Estudar para a 1ª fase da OAB

    ✔ Dica 1

    Acompanhe uma aula explicativa, seguida da leitura da legislação correlata à medida que for evoluindo nos estudos. Esta é a oportunidade do candidato estabelecer os vínculos entre os conceitos, teorias e a norma.

    ✔ Dica 2

    Elabore pequenos resumos ao término de cada tópico do livro que está sendo estudado, ou da aula que acabou de ser assistida. Isso ajuda a delimitar o que não foi apreendido com a leitura inicial, como é uma importantíssima etapa de fixação do conteúdo.

    ✔ Dica 3

    Revisar o conteúdo estudado dentro de um período em específico, uma vez por semana, por exemplo. Essa medida atende à preocupação em avançar nos estudos do conteúdo sem perder as informações previamente estudadas. Ou seja, avançar nos estudos sem esquecer o que ficou para trás. Esta medida é basilar.

    ✔ Dica 4

    A resolução de exercícios é a última etapa desse processo, e uma das mais importantes. Primeiro porque ela se enquadra como um processo, em simultâneo, de revisão do conteúdo e de desafio ao raciocínio. Adaptando o conhecimento a um problema hipotético, ajuda no desembaraço mental, como também representa uma etapa de adaptação ao sistema de enunciado da banca, e tal estratégia é VITAL!

    Com todas essas dicas, esperamos que você não apenas leia, mas que as utilize como um mantra nesse desafio que se aproxima.

    Sabemos que não é fácil, o quanto é cansativo e estressante, mas saiba ser para um bem maior.

    Não desistam, insistam e persistam futuros advogados(as)! Vamos juntos!

    Share.