Saiba os assuntos mais cobrados na 1ª Fase OAB

Sabemos que a prova objetiva da OAB é muito trabalhosa. Além de testar seus conhecimentos, a 1ª Fase OAB exige muita atenção na leitura dos enunciados e concentração total nos estudos. Para facilitar a sua vida, levantamos os assuntos mais cobrados na 1ª Fase OAB nos últimos Exames de Ordem. Separamos temas recorrentes e de maior relevância em todas as 17 disciplinas cobradas na etapa inicial do certame. Confira em nosso post no Portal Exame de Ordem os assuntos mais cobrados na 1ª Fase OAB.

Leia também: OAB: Como preparar o emocional?

Os assuntos mais cobrados na 1ª Fase OAB

Estatuto e Código de Ética

Disciplina importantíssima. Separamos os  principais macrotemas com maior incidência no Exame de Ordem. São eles: Da Advocacia – Estatuto da Advocacia e da OAB, Da Advocacia – Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, Do Processo na OAB – Estatuto da Advocacia e da OAB e Da Ética do Advogado – Código de Ética e Disciplina da OAB

Direito Constitucional

Normalmente são sete questões versando sobre direito constitucional por prova. Percebemos que os principais assuntos cobrados em constitucional são: organização dos poderes, Tutela Constitucional das Liberdades e Dos Direitos e Garantias Fundamentais.

Direito Civil

Em média temos cerca de sete questões de direito civil na 1ª Fase OAB. Segundo pesquisamos, os conteúdos mais cobrados em civil são: Direitos Reais, Sucessão testamentária e disposições de última vontade e Contratos em espécie.

Direito Administrativo

Em média, temos seis questões de direito administrativo. Assunto mais cobrados são: serviços públicos, Controle da Administração Pública e Intervenção estatal na propriedade.

Direito Processual Civil

No Direito processual civil é preciso prestar uma atenção especial desde a mudança do Código de Processo Civil. Fique atento, inclusive, a questões comparativas entre os códigos antigo e novo. Assuntos muitos cobrados são: modelos de organização processual, partes e procedimentos especiais em legislação extravagante. São geralmente seis questões de processo civil por prova.

Direito Penal

Em média o Exame da Ordem apresenta seis questões de direito penal, sendo a maioria sobre: crimes em espécie, Teoria Geral do Delito e Legislação Penal Extravagante. Leis Penais Especiais.

Direito do Trabalho

Os principais assuntos cobrados nos últimos anos são: duração do trabalho, cessação do contrato de emprego e instrumentos normativos negociados. SE LIGUE NA REFORMA TRABALHISTA.

Direito Empresarial

Os assuntos mais cobrados na 1ª Fase OAB Empresarial costumam ser: Da Recuperação Judicial, Extrajudicial e da Falência do Empresário e da Sociedade Empresária, Do Direito de Empresa e Da Sociedade.

Direito Processual Penal

Fique ligado em assuntos recorrentes como: recursos, Direito Probatório e Jurisdição e Competência.

Direito Processual do Trabalho

Encontramos assuntos muito exigidos recentemente no Exame de Ordem, tais como: sistema recursal trabalhista, Dissídio individual e dissídio coletivo e Execução Trabalhista.

Direito Tributário

São assuntos bem cobrados ultimamente: tributo, crédito tributário e vigência, aplicação, interpretação e integração da lei tributária.

Direitos Humanos

Atente para: Convenção Americana Sobre Direitos Humanos, Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos (PIDCP) e Estatuto da Igualdade Racial.

Direito Ambiental

Assuntos importantes: Política Nacional do Meio Ambiente, responsabilidade ambiental e Estudo de Impacto Ambiental – EIA .

Estatuto da Criança e do Adolescente

Em se tratando de ECA, preste atenção para temas como: do acesso à justiça, da família substituta e do direito à convivência familiar e comunitária.

Direito do Consumidor

São bem cobrados: dos direitos do consumidor, das práticas comerciais e contratos de consumo.

Direito Internacional

Atenção a temas recorrentes nas últimas provas como: direito sucessório, homologação de laudo arbitral estrangeiro pelo STJ e tribunal arbitral.

Filosofia do Direito

São assuntos relevantes: utilitarismo, argumentação jurídica e teoria do direito e A República.

Curtiu essas super dicas? Esperamos que sim! Não desistam, insistam e persistam futuros advogados(as)!

Vamos juntos! ?

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB finaliza maior evento jurídico do mundo

A Ordem dos Advogados do Brasil encerrou nesta quinta-feira (30) a XXIII Edição da ...

Dica 1° Fase OAB: atos administrativos

Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Como anda a maratona de estudos rumo à ...

Dica OAB: Pacote anticrime não cai na OAB XXXI

Esta é uma dica importantíssima. Muita gente tem dúvida se a Lei nº 13.964, de ...

OAB rompe o silêncio e ataca PEC 108

Após alguns dias de um silêncio sepulcral, a Ordem dos Advogados do Brasil, OAB, ...

O que podemos esperar do XXV Exame de Ordem

Não é tarefa fácil fazer previsões responsáveis sobre o grau de dificuldade da prova ...