STJ aumenta honorários advocatícios

Baseado no Novo Código de  Processo Civil, o Superior Tribunal de Justiça, STJ, majorou o valor arbitrado de honorários advocatícios, para fins de obedecer a redação do Novo CPC. O entendimento foi firmado pela Quarta Turma do Superior Tribunal ao estabelecer que o valor da verba sucumbencial não pode ser arbitrado por equidade ou fora dos limites percentuais fixados pelo novo CPC, ressalvadas as exceções previstas nos parágrafos 3º e 8º do Art. 85.

Justificativa legal

Segundo o relator, ministro Antonio Carlos Ferreira, a nova lei processual previu as situações nas quais a verba sucumbencial pode ser arbitrada por apreciação equitativa, limitando-as às causas “em que for inestimável ou irrisório o proveito econômico ou, ainda, quando o valor da causa for muito baixo”, diferentemente do que previa o CPC/1973, que trazia hipóteses mais amplas para a fixação de honorários por equidade.

A Controvérsia original

A controvérsia analisada pela Quarta Turma tem origem em uma reconvenção cujos pedidos foram julgados procedentes na primeira instância. Posteriormente, o acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo deu provimento ao recurso da parte vencida e julgou improcedentes os pedidos, estipulando os honorários advocatícios sucumbenciais em R$ 1 mil.

 

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Congresso quer mais segurança jurídica no Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), anunciou que a casa deve ...

Reta Final OAB: Dica de Processo Civil

Antes mesmo do Último Treino Online, nesta sexta-feira, você já pode ir conferindo dicas ...

Os acordos ortográficos da Língua Portuguesa

Desde o início do século XX, a ortografia da língua portuguesa foi alvo de ...

Você conhece as desvantagens de acessar cursos piratas?

Estudos apontam que o Brasil é o vice-campeão mundial no ranking de pirataria, ficando ...