Técnicas de aprendizado por meio de resolução de questões

A preparação para concursos e Exame de Ordem é uma corrida contra o tempo para a maioria dos candidatos. Por mais que se estude com antecedência, a impressão é que não é possível estudar tudo! Na busca pela eficiência nos estudos, a resolução de questões se apresenta como melhor método por aliar a obtenção de conhecimento com a aplicação prática de acordo com a abordagem da banca organizadora.

Estudar de forma exaustiva e mesmo assim não obter um resultado satisfatório é uma indicação que o cérebro não está condicionado para abordagem de estudos exigida na prova. Portanto, o método de resolução de questões consiste em treinar o candidato a responder a alternativa certa de acordo com os padrões da banca examinadora e também do conhecimento que ele adquiriu.

1º Passo: Foco nas alternativas corretas

No primeiro momento, foque apenas nas alternativas corretas das questões para poder identificar como a banca costuma cobrar aquele assunto teórico e ficar atenta as pegadinhas da prova. A ideia aqui não é saber se o candidato sabe ou não a resposta da questão. Com esta metodologia, o objetivo é estudar e absorver mais informações.

Com essa técnica, o aluno ganha mais rapidez e agilidade nos estudos em comparação aos demais estudantes que aplicam métodos tradicionais de aprendizagem.

2º Passo: Simulados

Depois da primeira etapa de aprendizagem, é hora aplicar os simulados. Nesta fase, o estudante vai poder avaliar o quanto ele sabe sobre determinado assunto e seu nível de preparação para a prova. Esta é a última maneira de resolver questões, ou seja, o estudante leu a teoria, estudou por exercícios e agora quer saber se realmente absorveu as informações.

As metodologias são complementares, sendo assim, estude bem a teoria, estude muito por exercícios e depois espere alguns dias para fazer o simulado do assunto. Desta maneira sim, você saberá se absorveu ou não as informações necessárias para a realização de uma boa prova.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Reta Final OAB: Dica de Estatuto e Ética

Contagem regressiva nesta reta final OAB. Neste domingo acontece a Prova Objetiva, a primeira ...

Fechando Ética pode ser o diferencial na 1ª fase da OAB

O Novo Código de Ética trouxe mudanças significativas. Desde a última edição do Exame, o ...

Resultado OAB: nenhuma questão anulada na 1ª Fase

A FGV acaba de emitir um comunicado afirmando que NENHUMA questão foi anulada na ...

Publicado edital do Exame de Ordem

Atenção, examinando! Inscrições para a 1ª fase da OAB XXIII terminam às 17h de ...