Técnicas de aprendizado por meio de resolução de questões

A preparação para concursos e Exame de Ordem é uma corrida contra o tempo para a maioria dos candidatos. Por mais que se estude com antecedência, a impressão é que não é possível estudar tudo! Na busca pela eficiência nos estudos, a resolução de questões se apresenta como melhor método por aliar a obtenção de conhecimento com a aplicação prática de acordo com a abordagem da banca organizadora.

Estudar de forma exaustiva e mesmo assim não obter um resultado satisfatório é uma indicação que o cérebro não está condicionado para abordagem de estudos exigida na prova. Portanto, o método de resolução de questões consiste em treinar o candidato a responder a alternativa certa de acordo com os padrões da banca examinadora e também do conhecimento que ele adquiriu.

1º Passo: Foco nas alternativas corretas

No primeiro momento, foque apenas nas alternativas corretas das questões para poder identificar como a banca costuma cobrar aquele assunto teórico e ficar atenta as pegadinhas da prova. A ideia aqui não é saber se o candidato sabe ou não a resposta da questão. Com esta metodologia, o objetivo é estudar e absorver mais informações.

Com essa técnica, o aluno ganha mais rapidez e agilidade nos estudos em comparação aos demais estudantes que aplicam métodos tradicionais de aprendizagem.

2º Passo: Simulados

Depois da primeira etapa de aprendizagem, é hora aplicar os simulados. Nesta fase, o estudante vai poder avaliar o quanto ele sabe sobre determinado assunto e seu nível de preparação para a prova. Esta é a última maneira de resolver questões, ou seja, o estudante leu a teoria, estudou por exercícios e agora quer saber se realmente absorveu as informações.

As metodologias são complementares, sendo assim, estude bem a teoria, estude muito por exercícios e depois espere alguns dias para fazer o simulado do assunto. Desta maneira sim, você saberá se absorveu ou não as informações necessárias para a realização de uma boa prova.

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Minha primeira vez na OAB

A primeira fase do XXIV Exame da Ordem será realizada no dia 19 de ...

Dicas infalíveis para você não procrastinar nos estudos!

Olá, OABeiro! Você sente que tem procrastinado nos estudos e, consequentemente, comprometido o seu ...

Reta Final OAB: Dica de Civil e Consumidor

Falta muito pouco para a Prova Objetiva da OAB. O professor Cristiano Sobral traz ...

Direito Civil OAB: a dica dos 16 anos

Atenção você que vai fazer o XXXI Exame de Ordem, cuja 1ª Fase acontece ...

Último Treino: Dica de Filosofia

SE LIGA NA PROGRAMAÇÃO! Começa já já o Último Treino para a 1ª Fase ...

Seguro CERS: garanta seus estudos para 2ª fase OAB XXVI

Com a divulgação do gabarito oficial e os comentários dos professores durante a transmissão ...