Um protocolo de intenções assinado pela OAB e pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) promete trazer facilidades para os advogados que atuam no Direito Previdenciário. A medida visa garantir o cumprimento às prerrogativas de advogadas e advogados nas agências do órgão. A parceria já deu seu primeiro fruto a partir da criação do INSS Digital. A ferramenta vai possibilitar aos juristas a realização de quase todos os procedimentos administrativos eletronicamente. Um exemplo de quando a Tecnologia facilita atuação de advogados.

    Leia também: Quantas matérias estudar por dia para 1ª Fase OAB

    Tendência na advocacia

    O uso de novas tecnologias é uma tendência cada vez mais presenta no trabalho dos operadores do direito.  Desde a implantação do Processo Judicial Eletrônico, o universo virtual passou a fazer partr do dia a dia da advocacia. O convênio da OAB com o INSS vai diminuir ao máximo a obrigatoriedade da presença física dos advogados nas agências do órgão.

    Posicionamento da OAB

    “O objetivo maior é reduzir as dificuldades mais variadas que a advocacia tem nas agências. Todo ganho de tempo que advogadas e advogados têm nos trâmites burocráticos é fundamental para que, de fato, o cidadão segurado seja beneficiado”, explica o presidente nacional da OAB, Claudio Lamachia.

    Adesão das seccionais

    Oito Seccionais da OAB já aderiram ao protocolo e atuam diretamente com as superintendências regionais do INSS em seus estados. “A medida facilita bastante nosso trabalho. Sabemos que o INSS tem um déficit de servidores e isso atrapalha o atendimento. Através do aplicativo, os trâmites certamente serão mais céleres”, aponta o advogado previdenciário Rômulo Saraiva, inscrito na OAB-PE.

    Share.