A Ordem dos Advogados do Brasil deve divulgar no início de 2018 o Edital do XXV Exame de Ordem Unificado. A expectativa é de que o documento seja lançado até o dia 30 de janeiro com todas as diretrizes da próxima proba elaborada pela FGV. Para aqueles que vão enfrentar certame, seja saindo da faculdade ou porque ainda não conseguiu a aprovação, é hora de ficar ligado. Se tudo sair como foi planejado pela Ordem, em parceria com a Banca, a 1º deve ocorrer na primeira semana de abril. Se comprarmos o Exame com uma grande obra, podemos dizer que a construção está pronta para ser inaugurada.

Possíveis mudanças na prova

É muito tímida a possibilidade de que haja mudanças significativas na próxima prova da OAB. Qualquer mudança no Exame passa pela Comissão Nacional da Prova e pelo Colégio de Presidentes da OAB. Pelo que apuramos, a relação da entidade com a FGV é extremamente estreita e confiável. Sendo assim, a Ordem demonstra uma grande satisfação com os serviços prestados pela Banca organizadora de sua Prova. Em termos de aplicação do certame, nenhuma mudança deve ser percebida.

Inclusão de novas disciplinas

Este é um assunto que faz o coração dos oabeiros palpitar e bater ainda mais acelerado. Em meados de 2017 conversamos diretamente com o Presidente da Comissão Nacional do Exame de Ordem, Dr. Rogério Varela. Ele confirmou que a Ordem pretende no futuro avaliar a possibilidade da inclusão de novas disciplinas no Exame. Fala-se muito em disciplinas como Direito Previdenciário, Sociologia Jurídica, Informática Jurídica, Arbitragem, etc. Mas tudo ainda não passa de especulação e nesse campo nós do Portal NÃO atuamos.

Calendário e Edital

O Edital é sempre tema de muitas polêmicas no Exame de Ordem. Em termos gerais o documento dá um norte bacana ao oabeiro e é bastante claro e temas pertinentes. Mas ainda é impreciso em pontos chaves como o uso do Vade Mecum, remissões e anotações. Parece que tudo isso varia muito dependendo de onde seja aplicada a Prova. O que chega a ser um disparate e certamente será corrigido pela OAB. Quanto a calendário, a 1ª Fase do XXV Exame será em abril e a etapa final no últimos dias de maio de 2017.

 

 

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

A Constituição Cidadã e as Súmulas Vinculantes

A Emenda 45/2004 é altamente significativa nesses 27 anos de história da Constituição Cidadã. ...

Repescagem sem pressão

Aos examinandos que irão se inscrever na repescagem OAB, vale a dica: a repescagem ...

Advocacia como atividade essencial

Justiça do Amapá reconhece advocacia como atividade essencial durante a pandemia

Após a aprovação do Conselho da OAB Amapá, foi impetrado Mandado de Segurança Coletivo ...

Razões para recurso OAB: Direito Empresarial

Após a detalhada correção da prova de 1ª Fase do XXVIII Exame de Ordem, ...

Prática em Juizados Especiais Cíveis e Criminal

Muitas atividades que permeiam o cotidiano dos futuros operadores do Direito não são ensinadas ...