Como sempre dissemos, o primeiro grande desafio do advogado é o Exame de Ordem. Ser aprovado na prova da OAB deve ser o seu objetivo desde o início da graduação, afinal, sem essa condição, o bacharel não se torna advogado. Para quem fazer a prova do próximo 37º Exame de Ordem, uma particularidade chama a atenção: este será o último Exame antes da entrada das novas disciplinas.
As novas disciplinas e o nível de dificuldade
A partir do Exame 38, a primeira fase, a prova objetiva, passará a exigir mais três disciplinas, que são Direito Eleitoral, Direito Financeiro e Direito Previdenciário. A grande pergunta é: A PROVA VAI FICAR MAIS DIFÍCIL? A resposta, simplesmente, é sim. Haverá sim um aumento no grau de dificuldade da prova.
Por que vai ficar mais difícil?
De início, já encontramos a dificuldade de ter que estudar mais conteúdos para a primeira fase. Se com 17 disciplinas o desafio já é grande, imagine com 20! Isso vai ter um impacto direto na sua estratégia de estudo, com aumento no tempo e na dedicação aos temas relacionados às novas disciplinas.
Além disso, essa será a primeira vez que essas disciplinas serão cobradas, então não temos um histórico, como temos com as demais, de quais os “temas favoritos” da Banca.
Portanto, é fácil concluir que, se você vai prestar o 37º Exame, trate de ser aprovado, pois o trabalho vai ser maior na prova seguinte!
Dificuldades à vista?
Outro ponto a ser lembrado é que nem todo estudante de direito teve contato com as novas disciplinas durante os anos de graduação. Ou seja, a inclusão traz um grau ainda maior de dificuldade para estes examinandos. Desta forma, o melhor que você tem a fazer é se dedicar um pouco mais e ser aprovado logo no próximo exame, o XXXVII, o último antes da entrada das três novas disciplinas.
E o número de questões?
Por enquanto, permanecem 80 questões na prova objetiva. As novas disciplinas devem ter duas questões, cada uma, na prova. Com isso, outras matérias devem perder essas questões, que serão redistribuídas. Ainda não há informações de quais serão essas disciplinas, isso só deve ser divulgado com o edital.