Hoje, 03/07, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que torna obrigatório o uso de máscaras em espaços públicos e privados acessíveis ao públicos. Essa lei já foi abordada antes no nosso Portal. No entanto, o ponto da lei que obrigaria o uso delas durante a prova da OAB foi vetado pelo presidente.
Sendo assim, não há obrigatoriedade legal pelo uso de máscaras durante o Exame. Ainda assim, nada impede que o uso obrigatório seja exigido através de edital complementar, medida que deve ser adotada pela Ordem.
A repercussão do uso de máscaras obrigatório
Muitos candidatos se queixam do uso de máscaras durante o exame. Eles contestam que o incômodo de permanecer com a máscara por horas é muito grande, o que poderia atrapalhar ainda mais na concentração.
Apesar desse ponto, é muito difícil que a OAB realize o Exame sem essa obrigatoriedade, em função do risco a que estariam expondo os candidatos e os examinadores.
A prova da OAB está atualmente prevista para o dia 30/08. Em caso de novo adiamento, a OAB deve fazê-lo com pelo menos um mês de antecedência.
Você pode se interessar também por:
Câmara aprova projeto que obriga uso de máscaras durante o Exame de Ordem
Nova lei prevê uso de máscara durante prova da OAB
OAB rebate fake news e garante que continua com o Exame de Ordem em 2020
Decreto inviabiliza Exame de Ordem em Goiás
Novo Adiamento da 2ª fase XXXI Exame de Ordem!
OAB está otimista com data da 2ª fase