Como enfrentar a ansiedade que antecede a prova da oab?

Olá OABeiro, 

Você está sentindo aquela angústia e medo, como se até o ar  acabasse te faltando? É bem provável que isto possa estar acontecendo com frequência, sem que você nem se dê conta. 

Essa sensação de angústia e medo constantes é bem mais comum do que parece, isso é um  sinal de alerta de que algo não está indo bem. Estes são os sintomas mais comuns de ansiedade. No  entanto, salientamos aqui que diagnósticos médicos só podem ser obtidos através de consulta com  um especialista.  

Pensando na sua jornada, preparamos um material levantando alguns pontos em relação à  ansiedade, a fim de ajudar a compreender, inicialmente, o que é, e como ela pode atrapalhar nossas vidas. Confira! 

Ansiedade 

A ansiedade em relação a um evento ou ato é inerente ao ser humano e também a muitas  espécies animais, ela faz com que nos preparemos para evitar situações desagradáveis. Inicialmente,  podemos encarar a ansiedade como um bom mecanismo de sobrevivência, evitando a entrada em  situações desagradáveis. A ansiedade se torna um problema quando ela começa a paralisar nossas ações e diminuir a qualidade de vida, além disso, pode causar esquecimento na hora da prova.

Dicas para controlar a ansiedade 

Exercício físico 

Movimente-se, caro (a) OABeiro (a)! Pode parecer estranho, mas realizar qualquer atividade física poderá ser  um auxílio rápido para acabar com uma crise de transtorno de ansiedade. A movimentação engendra liberação  hormonal, energia e transformação. Toda essa movimentação vai gerar e liberar testosterona, serotonina e  oxitocina, isso gerará alguns fatores que afastam a ansiedade do seu corpo. 

Preocupe-se menos 

A preocupação pode ser o combustível da sua crise de ansiedade. Você consegue visualizar que a preocupação é algo que poderá acontecer ou não? Pois bem, caro  (a) amigo (a), ficar se preocupando com algo que talvez nem possa acontecer, faz sentido? 

É comum que todos tenham medos, no entanto, não deixe que seus medos se tornem em angústias, não deixe  que seus pensamentos dominem a sua mente e impeçam o alcance dos seus objetivos. Lembre-se, positividade  gera positividade! 

Respiração 

Quando estiver tendo uma crise de ansiedade, provavelmente, sua respiração ficará mais rápida e ofegante. O  ideal nesse momento é que você não deixe a ansiedade atrapalhar a atividade que esteja sendo executado,  por isso, controle a sua respiração. O desejável é que você inspire em 3 segundos, segure o ar em 3 segundos,  por fim, solte o ar em 6 segundos pela via oral. 

Não se compare aos outros 

Evite ao máximo comparações com amigos ou conhecidos que já foram aprovados no Exame de Ordem,  sempre vão existir estórias absurdas de aprovações, lembre-se, cada pessoa tem uma luta e estória  diferente. Não diminua ou comparece às suas conquistas com os outros, enaltece as suas vitórias e onde você  está hoje, pensamentos negativos não vão te ajudar, no máximo, vão apenas dificultar o que você esteja  fazendo. Valorize-se! 

Por fim, OABeiro (a), não deixe que a ansiedade atrapalhe os seus sonhos! Ressalta-se que, essas são dicas  para minimizar a ansiedade, contudo, não deixe de procurar a ajuda de profissional da área de saúde se for  necessário. 

Vamos juntos!

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

A química orgânica do aprendizado

As nossas emoções são reações aos nossos estímulos físicos e químicos. O palestrante Paulo ...

Conheça os centros de estudo do CERS em todo o Brasil

Com as atividades iniciadas desde o fim de 2015, o CERS Centro de Estudos ...

Preparação OAB XVIII: dica de Estatuto e Ética

Os examinandos desta edição da OAB ainda têm um longo caminho de preparação até ...

Direito Empresarial: 3 leis em 90% da prova

O Direito Empresarial conta com três vigas mestras: Direito Societário, o Direito Cambial, e ...