DICA DE ESTUDO: Como lidar com a procrastinação?

Olá, OABeiro! Sem dúvidas, um dos fatores mais prejudiciais aos estudos é a procrastinação – ou seja, o hábito de deixar para o dia seguinte, de não cumprir determinada atividade no dia previsto por “empurrá-la para depois”.

O maior risco da procrastinação, é claro, é quando ela deixa de ser ocasional e vira um hábito recorrente. E são muitos os malefícios que essa prática pode trazer à sua preparação! Por isso, separamos aqui algumas dicas para te ajudar a entender e evitar a procrastinação. Confira e turbine sua preparação!

 

Por que a procrastinação é tão comum?

A principal causa da procrastinação pode ser a preguiça, quando você está sem ânimo para começar a estudar e apenas vai deixando a tarefa de lado até que passe para o dia seguinte. Isso ocorre bastante com o famoso “daqui cinco minutinhos eu começo”. Porém, muitas vezes esses cinco minutinhos às vezes se estendem por horas e você acaba perdendo muito tempo de estudos do seu dia. Isso já aconteceu com você?

É comum, também, que o procrastinador deixe suas tarefas para depois por “subestimar” a duração desse afazer e achar que conseguirá realiza-lo a qualquer momento. Isso, é claro, é um grande risco, pois se a procrastinação ocorrer com uma certa frequência, rapidamente as tarefas e assuntos irão se acumular e isso poderá atrapalhar seu rendimento e seus estudos.

Lembre-se, é claro, que procrastinar é totalmente diferente de não conseguir realizar uma tarefa por um imprevisto ou mal planejamento. Para evitá-los, tente deixar alguns momentos da sua semana livres para atualizar pendências e lidar com essas tarefas inesperadas e organize-se o máximo possível para cumprir sua agenda.

 

Como evitar a procrastinação?

Para evitar a procrastinação, procure definir horários certos para suas atribuições e tente ao máximo cumpri-los. Para isso, vale colocar alarmes no celular, por exemplo, e ter sempre em mente seu objetivo. Além disso, tente não começar a ver um episódio de seriado ou filme perto da hora de estudar, pois você sabe que ficará com vontade de continuar ali e isso vai atrasar seu planejamento.

Ou seja: tente começar suas tarefas na hora determinada. Pode parecer difícil, mas quanto mais você cumpre suas atribuições e é pontual com seus próprios horários, mais fácil fica para manter o ritmo e adiar seus afazeres torna-se cada vez menos tentador.

É importante, também, identificar os seus fatores de distração após analisar e refletir sobre sua rotina. Por exemplo: você percebe que depois do almoço tira alguns minutos para descansar e fica navegando nas redes sociais enquanto isso. Na hora de começar a estudar, você sente muita vontade de continuar conversando com seus amigos ou checando seu feed, e acaba “se dando” mais alguns minutinhos. Aí está, então, o seu “gatilho”.

Como já vimos, isso pode virar um ciclo vicioso em que você passa mais tempo que o pretendido no celular, na TV ou descansando. Por isso, tente evitar se conceder esses gatilhos antes de começar a estudar, para que você sequer tenha a oportunidade de iniciar o ciclo de procrastinação. Ou seja: se você procrastina checando as redes sociais, evite entrar nelas durante o dia, reservando um momento após os estudos, quando já tiver cumprido suas atribuições, para isso. O mesmo vale, é claro, para qualquer outra atividade que te disperse.

 

E mais! Leia também: Dica de estudo – Mapas mentais

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Posse de drogas para uso próprio: políticas criminais aplicáveis

O caso de um presidiário encontrado com três gramas de maconha na sua cela ...

Junte-se aos mais de 1 milhão de advogados.

A Ordem dos Advogados do Brasil atingiu a marca de mais de 1 milhão ...

Descriminalização do uso das drogas pelo STF

Na última quarta-feira, 19 de agosto, o STF começou o debate sobre a descriminalização ...

Reta Final: curso gratuito para a OAB XXVII

Você ainda não se inscreveu no curso gratuito Reta Final? Então, é bom se ...

6 motivos para participar do Super UTI Florianópolis

O que você estará fazendo no sábado, 21 de novembro? São inúmeras as possibilidades ...

Especial Direito sem mistérios: Direito e Processo Penal

O primeiro questionamento que deve ser feito antes de iniciar o estudo de qualquer ...