Nervosismo, medo de fracassar, insônia, mãos trêmulas e suadas. Esses são alguns dos sintomas que podem indicar que você está sofrendo de ansiedade aguda. Faltando pouco mais de 50 dias para a 1ª Fase do XXX Exame de Ordem, que acontece no dia 20 de outubro, é comum existir ansiedade na preparação para a Prova OAB. Mas, é preciso controlar esse sentimento que pode atrapalhar a sua vida. Combater a ansiedade na hora de responder a prova é fundamental para conseguir a tão sonhada aprovação. Use o sentimento a seu favor e assim você vai vencendo a ansiedade na Prova OAB.

Leia também: Dicas para você escolher um bom Vade Mecum.

Não deixe a ansiedade atrapalhar seu estudo para Prova OAB: Reverta o quadro

Uma dica importante é usar esta ânsia a seu favor. “O estresse e a ansiedade ajudam a pessoa a tomar providências para alcançar aquilo o que deseja ou para que evite aquilo que teme. Normalmente, o estresse e a ansiedade são mobilizadores, pensem desta forma”, orienta o psiquiatra Amaury Cantilino, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Portanto, seja esperto e entenda que toda essa explosão de sentimentos é NORMAL e use-a como “combustível” a seu favor.

Sentimento perigoso

Usar a ansiedade como estímulo comprovadamente ajuda. Entretanto, quando em excesso, a ânsia leva à dificuldade de concentração, já que a pessoa se envolve muito com as suas preocupações. Além disso, alguns se sentem paralisados pela ansiedade e pelo medo, o que acaba por comprometer o desempenho. Novamente, tente não se sentir a pior pessoa do mundo pois você não é. Use da sua inteligência emocional que naturalmente está dentro de seus sentimentos.

Vencendo a ansiedade na Prova OAB

Cada examinando pode encontrar uma forma particular para lidar com a ansiedade e o nervosismo. Não precisa ser Freud, Padre Quevedo, ou Fábio Puentes para lidar com os mistérios da mente. Pense na vitória e na esperada conquista da carteirinha da OAB. Durante o período de estudo, você pode ainda realizar atividades leves e prazerosas, como as práticas esportivas e a meditação.

Mais opções de relaxamento

Escutar música, assistir a um filme e ir à praia também podem ajudar a relaxar às vésperas da prova, principalmente neste sábado que antecede a fase final do Exame. Manter uma alimentação saudável e equilibrada, aliado ao descanso adequado e boas noites de sono também ajudam, e muito. “Dormir bem é mais um aspecto fundamental para a consolidação do aprendizado. Além disso, a falta de sono pode acarretar problemas de memória ineficiente e raciocínio lento”, frisa Amaury Cantilino.

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

OAB desmente concessão de carteira de advogado para deputado

Repercutiu bastante nas redes sociais nos últimos dias, a falsa informação de que a ...

O lado ‘obscuro’ do Exame de Ordem

Desde 2010, o Exame de Ordem está sob a batuta respeitável da Fundação Getúlio ...

Passou na 1ª Fase OAB?

Agora que você já conferiu a gabarito preliminar da prova objetiva da OAB FGV, ...

Saiba Como vencer o medo e a pressão na hora da prova OAB

Definição de medo, segundo Aurélio: Estado emocional resultante da consciência de perigo ou de ...

Questão OAB Direito Administrativo comentada

Aos estudantes de Direito que já estão priorizando os estudos na abordagem da FGV, ...

Senado aprova projeto que mantem prerrogativas do advogado

Magistrados e integrantes do Ministério Público que violarem “direito ou prerrogativa” de um advogado ...