Olá, OABeiro!
Nervosismo, medo de fracassar, insônia, mãos trêmulas e suadas. Você já sentiu ou está sentindo durante a preparação para a 2° fase da OAB? Esses são alguns dos sintomas que podem indicar que você está sofrendo de ansiedade. Mas, mantenha a calma! Nós iremos te ajudar a controlar esses sentimentos para que nada atrapalhe sua aprovação. Fique atento a estas dicas que certamente vão te ajudar na prova deste domingo, 30 de abril.
Vamos Juntos!
Leia também:Estratégia de estudo por matéria 1° fase OAB
Uma dica importante é usar esta ânsia a seu favor. “O estresse e a ansiedade ajudam a pessoa a tomar providências para alcançar aquilo o que deseja ou para que evite aquilo que teme. Normalmente, o estresse e a ansiedade são mobilizadores, pensem desta forma”, orienta o psiquiatra Amaury Cantilino, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Portanto, seja esperto e entenda que toda essa explosão de sentimentos é NORMAL e use-a como “combustível” a seu favor.
Sentimento perigoso
Usar a ansiedade como estímulo comprovadamente ajuda. Entretanto, quando em excesso, a ânsia leva à dificuldade de concentração, já que a pessoa se envolve muito com as suas preocupações. Além disso, alguns se sentem paralisados pela ansiedade e pelo medo, o que acaba por comprometer o desempenho. Novamente, tente não se sentir a pior pessoa do mundo pois você não é. Use da sua inteligência emocional que naturalmente está dentro de seus sentimentos.
Vencendo a ansiedade na Prova OAB
Cada examinando pode encontrar uma forma particular para lidar com a ansiedade e o nervosismo. Não precisa ser Freud, Padre Quevedo, ou Fábio Puentes para lidar com os mistérios da mente. Pense na vitória e na esperada conquista da carteirinha da OAB. Durante o período de estudo, você pode ainda realizar atividades leves e prazerosas, como as práticas esportivas e a meditação.
Mais opções de relaxamento
Escutar música, assistir a um filme e ir à praia também podem ajudar a relaxar às vésperas da prova, principalmente neste sábado que antecede a fase final do Exame. Manter uma alimentação saudável e equilibrada, aliado ao descanso adequado e boas noites de sono também ajudam, e muito. “Dormir bem é mais um aspecto fundamental para a consolidação do aprendizado. Além disso, a falta de sono pode acarretar problemas de memória ineficiente e raciocínio lento”, frisa Amaury Cantilino.
Com todas essas dicas, esperamos que você não apenas leia, mas que as utilize como um mantra nesse desafio. Sabemos que não é fácil, o quanto é cansativo e estressante, mas saiba que é para um bem maior. Não desistam, insistam e persistam futuros advogados(as)!
Vamos juntos! ?