Olá OABeiros! Sabemos que a segunda fase do Exame de Ordem é bastante temida, pois se exige um conhecimento que muitas vezes não é adquirido de forma eficaz durante a graduação.

Diante disso, trouxemos dicas infalíveis para você iniciar a sua peça, de modo a derrubar qualquer medo ou insegurança sobre a prova. 

Vamos juntos!

Confira as Dicas mais Importantes para uma Boa Escrita

A prova de segunda fase exige concentração, foco e uma leitura bastante apurada. Além disso, o conhecimento material para responder às questões e redigir a peça.

O PEO está sempre elaborando materiais exclusivos para te ajudar na sua preparação! Se você ainda não conferiu, dá uma olhadinha:

 6 Dicas Infalíveis para sua prova de 2ª Fase

1. Leia atentamente o enunciado

Além de voltar toda a sua atenção à construção do enunciado, é importante sublinhar pontos-chaves, e anotar todas as fundamentações e artigos que você for identificando ao longo da leitura, assim, estes tópicos facilitarão a construção do pensamento, e consequentemente da sua peça.

Lembre-se, você terá 5 (cinco) horas para realizar a prova prático-profissional e responder 04 (quatro) questões discursivas.

Sendo assim, é imprescindível que saiba gerir seu tempo. Por isso, acreditamos que este método será eficaz para que seu desempenho seja satisfatório.

Como exemplo, observe o enunciado retirado do XXI Exame de Ordem Unificado, na disciplina de Direito Civil:

Deste enunciado, podemos anotar ou sublinhar os seguintes pontos-chaves, tais como:

  • Júlia teve danos materiais estimados em quarenta mil reais, equivalentes ao conserto do automóvel;
  • Marcos teve parte de seu carro destruído, gastando R$ 30.000,00 (trinta mil reais) para o conserto;
  • Ação condenatória nº 11111111111 e distribuída para a 8ª Vara Cível da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro;
  • Realização de contato extrajudicial sem obtenção de êxito;
  • Ambos concorreram para o acidente, Júlia por estar embriagada e Marcos porque estava 5% acima do limite de velocidade permitida;
  • Ambos não têm interesse na realização de conciliação;
  • Requisitos e fundamentos (para defender os interesses de Marcos);
  • Considerar que o aviso de recebimento da carta de citação de Marcos foi juntado aos autos no dia 04/02/2019 (segunda-feira), e que não há feriados no mês de fevereiro.

A partir destes principais pontos, podemos começar a raciocinar qual seria a peça processual cabível.

Observe que a FGV apresenta algumas informações na intenção de findar qualquer controvérsia sobre o cabimento da peça.

No caso narrado, o instituto cabível seria a “Contestação”. A banca deixa claro através de “dicas” que o examinando deverá apresentar a contestação dirigida ao processo nº 11111111111, para a 8ª Vara Cível da Comarca da Capital do Estado do Rio de Janeiro.

Por isso, fique atento às “dicas” oferecidas pela FGV.

Nesta explicação, não vamos considerar as particularidades do Direito Civil, pois nossa intenção é mostrar-lhe o passo a passo a ser realizado em toda e qualquer peça de segunda fase, independentemente da disciplina.

Preste atenção no gabarito comentado disponibilizado pela FGV e perceba como os pontos acima anotados/sublinhados foram essenciais para a construção da peça, bem como para que o candidato pontuasse adequadamente:

Viu? Não é difícil iniciar uma peça prático-profissional após utilizar esse passo a passo.

É evidente que o aluno, além de ler e interpretar muito bem o enunciado, precisa ter estudado a disciplina, a estrutura de suas peças, além de dominar o uso do Vade Mecum.

Neste sentido, aí vão mais algumas dicas para a sua prova:

2. Trace um plano de estudos

Desde o início da preparação, é importante ter um plano de estudos. Durante a preparação para a primeira fase, é possível agregar os estudos para a segunda fase por meio da produção de resumos com pequenos textos, explicando com suas palavras o conteúdo estudado ou resolvendo as questões objetivas, especialmente as que contiverem casos práticos, produzindo textos discursivos explicando a temática.

Isso o auxiliará a fixar o conteúdo e argumentação e, além disso, a praticar sua escrita fundamentada.

3. Atenção às regras gramaticais

Mesmo que o conhecimento de ortografia, semântica e sintaxe não seja o foco principal da correção da prova, esses aspectos sempre serão relevantes.

Pode ocorrer de o examinador desconsiderar pontos dos candidatos que apresentam respostas com erros gramaticais.

4. Caligrafia e organização do texto

Não adianta escrever um texto de excelente conteúdo se sua letra é ilegível. Analise se você escreve com uma fonte muito grande ou pequena, muito ou pouco espaçada/inclinada. Peça para alguém ler seus textos e corrija o que for necessário. Na dúvida, opte por letra de forma, diferenciando maiúsculas de minúsculas.

Quer saber como melhorar sua caligrafia? Confira aqui nosso post de dicas específicas para sua caligrafia.

5. Realize simulados

Faça treinos simulados de redação, peças e questões discursivas, considerando a mesma quantidade de tempo e a permissão/vedação à consulta de legislação.

Treine para que no dia da prova você tenha segurança para escrever diretamente na folha de resposta, pois transcrever o texto do rascunho tomará bastante tempo, e você correrá o risco de não finalizar a tempo.

OAB 2ª FASE: GARANTA A SUA APROVAÇÃO RESOLVENDO SIMULADOS!

6. Mantenha a rotina de estudos

Por fim, depois que a prova da primeira fase passar, não pare de estudar. Despender muito tempo sem estudar e revisar temáticas pode fazer com que o conteúdo aprendido seja esquecido e o ritmo de estudos perdido.

O conjunto destas ações será revertido numa prova tranquila, consciente e bem formulada!

CONHEÇA OS CURSOS DE SEGUNDA FASE DO EXAME DE ORDEM DO CERS

Confira os cursos de segunda fase com as maiores autoridades em OAB do país! Confira abaixo e vamos juntos!

Leia também:

  1.  6 dicas para elaborar a melhor peça prática na 2º fase da OAB. 
  2.  Como escrever bem na segunda fase da OAB.

Share.