Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Estudar nem sempre é uma tarefa prazerosa para grande parte das pessoas. No entanto, para quem deseja ser aprovado no Exame de Ordem, estudar é o único caminho a ser tomado. E no mundo da OAB não há tempo a perder, visto que as 17 disciplinas cobradas possuem uma grande gama de conteúdos. Então, para conseguir a tão sonhada aprovação você precisa de uma estratégia e nós iremos te oferecer uma: Estude por lei seca! Mais de 80% das questões dão fundamentas puramente na lei seca.
Pensando nesse dilema, a equipe de conteúdo do CERS desenvolveu algumas dicas para você que não sabe como estudar com lei seca.
Vamos juntos!
1. Verifique o histórico de cobrança
Para que você possa direcionar seu estudo para aquilo que é efetivamente importante, é imprescindível que esteja atento ao histórico de cobrança dos assuntos na prova. Assim, você saberá quais títulos ou capítulos mais importantes da legislação. Baixa as últimas 6 provas do exame, dê uma analisada nas questões, e já vá grifando os artigos correspondentes!
2. Insira a Lei Seca no seu dia a dia
O estudo para a OAB requer dedicação, principalmente após a publicação do edital. É certo que você terá alguma organização para estudo dos temas, seja por videoaulas, doutrinas ou pdfs. A dica é inserir a lei seca em todos os níveis de estudo, sempre assimilando os conteúdos de forma completa.
3. Atente-se à lei seca durante a resolução de questões
Nós sabemos que o estudo através da resolução de questões tem se mostrado muito efetivo entre os alunos. E ainda melhor do que resolvê-las, é fixar o que a banca queria cobrar do candidato. Para isso, não resolva a questão e logo pule para a próxima, anote os artigos de lei seca cobrados, grife exceções, vírgulas que mudam uma frase, entre outros pontos de atenção.
4. Crie marcações por cores
Nós sabemos que a maioria das legislações são enormes, e possuem muitos artigos. Por mais que você revise, não é tão fácil fixar completamente o que está disposto num artigo. Para tentar ajudar, você pode criar marcações estratégicas no seu vade mecum, ou até mesmo na legislação online. Por exemplo: Roxo para artigos mais recorrentes nas provas; Azul para artigos medianos; Amarelo para artigos que foram atualizados; Verde para artigos pouco cobrados, mas importantes, e muitos outros.
5. Crie metas e desafios diários
Uma boa ideia para quem está começando a estudar ou já estuda faz um bom tempo, mas anda desanimado, é criar um desafio. Veja bem, a palavra desafio, nesse caso, também pode ter o significado de meta. Desafie-se todos os dias, estipule uma quantidade de artigos a serem lidos ou um tempo mínimo para realizar um simulado. O ideal é que você sempre consiga superar o seu desafio, para que, assim, seja possível criar desafios ainda maiores. Mas lembre- se, crie desafios que você possa cumprir diariamente.
Por exemplo, crie uma meta de leitura de lei seca diária… Segunda (arts. 1 a 50), Terça (arts. 51 a 80), Quarta (81 a 100), e por ai vai!
A conclusão que desejamos que você entenda é: estude lei seca todos os dias. Você tem um objetivo, certo? Então você deve estudar até alcançar o seu sonho. Em outras palavras, você não deve parar, até alcançá-lo. Isso não significa dizer que você deve estudar como se não existissem outras atividades a serem executadas no seu cotidiano, mas que para chegar no dia da posse do seu cargo público, é preciso reservar um tempinho diário para isso.
Se você gostou desse conteúdo, acompanhe outros posts importantíssimos sobre o tema:
XXXII Exame: A última OAB sem essas 10 leis… Fique por dentro!
Confira as principais características trazidas pela Lei 13.874/2019
Nova Lei nº 13.431 assegura direitos da criança e do adolescente
Lei 13.330/16: Breves comentários
Técnica de estudo: leitura ativa da legislação
Vamos juntos!