Como estudar lei seca para a 1° fase da OAB?

direito processual do trabalho

 

Olá, futuros advogados e futuras advogadas! Estudar nem sempre é uma tarefa prazerosa para grande parte das pessoas. No entanto, para quem deseja ser aprovado no Exame de Ordem, estudar é o único caminho a ser tomado. E no mundo da OAB não há tempo a perder, visto que as 17 disciplinas cobradas possuem uma grande gama de conteúdos. Então, para conseguir a tão sonhada aprovação você precisa de uma estratégia e nós iremos te oferecer uma: Estude por lei seca! Mais de 80% das questões dão fundamentas puramente na lei seca.

Pensando nesse dilema, a equipe de conteúdo do CERS desenvolveu algumas dicas para você que não sabe como estudar com lei seca.

Vamos juntos!

1. Verifique o histórico de cobrança 

Para que você possa direcionar seu estudo para aquilo que é efetivamente importante, é imprescindível que esteja atento ao histórico de cobrança dos assuntos na prova. Assim, você saberá quais títulos ou capítulos mais importantes da legislação. Baixa as últimas 6 provas do exame, dê uma analisada nas questões, e já vá grifando os artigos correspondentes!

2. Insira a Lei Seca no seu dia a dia 

O estudo para a OAB requer dedicação, principalmente após a publicação do edital. É certo que você terá alguma organização para estudo dos temas, seja por videoaulas, doutrinas ou pdfs. A dica é inserir a lei seca em todos os níveis de estudo, sempre assimilando os conteúdos de forma completa.

3. Atente-se à lei seca durante a resolução de questões

Nós sabemos que o estudo através da resolução de questões tem se mostrado muito efetivo entre os alunos. E ainda melhor do que resolvê-las, é fixar o que a banca queria cobrar do candidato. Para isso, não resolva a questão e logo pule para a próxima, anote os artigos de lei seca cobrados, grife exceções, vírgulas que mudam uma frase, entre outros pontos de atenção.

4. Crie marcações por cores 

Nós sabemos que a maioria das legislações são enormes, e possuem muitos artigos. Por mais que você revise, não é tão fácil fixar completamente o que está disposto num artigo. Para tentar ajudar, você pode criar marcações estratégicas no seu vade mecum, ou até mesmo na legislação online. Por exemplo: Roxo para artigos mais recorrentes nas provas; Azul para artigos medianos; Amarelo para artigos que foram atualizados; Verde para artigos pouco cobrados, mas importantes, e muitos outros.

5. Crie metas e desafios diários 

Uma boa ideia para quem está começando a estudar ou já estuda faz um bom tempo, mas anda desanimado, é criar um desafio. Veja bem, a palavra desafio, nesse caso, também pode ter o significado de meta. Desafie-se todos os dias, estipule uma quantidade de artigos a serem lidos ou um tempo mínimo para realizar um simulado. O ideal é que você sempre consiga superar o seu desafio, para que, assim, seja possível criar desafios ainda maiores. Mas lembre- se, crie desafios que você possa cumprir diariamente.

Por exemplo, crie uma meta de leitura de lei seca diária… Segunda (arts. 1 a 50), Terça (arts. 51 a 80), Quarta (81 a 100), e por ai vai!

A conclusão que desejamos que você entenda é: estude lei seca todos os dias. Você tem um objetivo, certo? Então você deve estudar até alcançar o seu sonho. Em outras palavras, você não deve parar,  até alcançá-lo. Isso não significa dizer que você deve estudar como se não existissem outras atividades a serem executadas no seu cotidiano, mas que para chegar no dia da posse do seu cargo público, é preciso reservar um tempinho diário para isso.

Se você gostou desse conteúdo, acompanhe outros posts importantíssimos sobre o tema:

XXXII Exame: A última OAB sem essas 10 leis… Fique por dentro!

Confira as principais características trazidas pela Lei 13.874/2019

Nova Lei nº 13.431 assegura direitos da criança e do adolescente

Lei 13.330/16: Breves comentários

Projeto Lei Seca Todo dia OAB

Técnica de estudo: leitura ativa da legislação

Vamos juntos!

Tags:

  • Show Comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

comment *

  • name *

  • email *

  • website *

You May Also Like

Aprenda os segredos da inteligência emocional para concursos

Já está no ar o terceiro vídeo da série Inteligência Emocional para Concursos. Nesta ...

Não foi aprovado na OAB? É hora de seguir em frente

Com a publicação do resultado preliminar da 2ª fase da OAB, sabemos que nem ...

Quinzena da Páscoa Solidária OAB

Ser solidário, mesmo à distância, pode salvar vidas. Especialmente em um momento tão delicado ...

COMO NÃO ESQUECER A MATÉRIA?

Quer entender como não esquecer a matéria? Comece lendo com atenção a frase abaixo: ...

Acompanhe a tramitação do Projeto da Terceirização no Senado

Após tramitar por 20 anos na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei nº ...